Brasil, a paixão pelo futebol e o dinheiro público.

futebol_dinheiro

Diz-se que brasileiro é apaixonado por futebol, eu discordo, acho que, por aqui a paixão tomou proporções patológicas, isso é, deixou de ser um espetáculo que suscita boas emoções e passou a ser uma patologia de consequências graves.

Uma das características mais notórias da paixão obsessiva é que ela é cega. A tempos que o torcedor brasileiro deixou de enxergar as implicações que essa paixão maluca pelo futebol tem na sua própria vida e na vida daqueles que lhes rodeiam. Vivemos em um país com sérios problemas sociais, com um sistema de saúde pública incapaz de atender as necessidades básicas da população,  uma educação pública com um dos piores desempenhos da América Latina. Enquanto assistimos ansiosos qual o destino que de fato se dará aos royalties do petróleo e a briga no congresso nacional para a aprovação da emenda 29 (Proposta que regulamenta mais investimentos na saúde pública) bilhões de reais são retirados do cofres públicos para alimentar a doença nacional. Não refiro apenas aos bilhões que o BNDES destinou aos clubes brasileiros para reformas e construções da Copa do mundo, me refiro também ao dinheiro público de estatais que estão sendo destinados ao patrocínio de clubes brasileiros. Não é curioso que enquanto se luta à duras penas para melhores condições na saúde e educação pública pessoas estejam preocupadas com quais reforços seus times irão contar para o ano e os campeonatos que se iniciam? não mais curioso ainda que o dinheiro empregado nestas negociações tenham saído do bolso do contribuinte? . A tempos que essa paixão se transformou em patologia. Pois é, e como diz o velho ditado: “o pior cego, é aquele que não quer ver”.

Anúncios

2 Respostas para “Brasil, a paixão pelo futebol e o dinheiro público.

  1. Nossa você agora me deixou boquiaberta; um homem falando desta maneira sobre futebol! Muito boa sua crítica, concordo em gênero, número e grau. Faz um tempo que ando refletindo sobre o assunto. A idolatria com relação ao futebol brasileiro é algo terrível. E Parece que os jogadores de futebol são fominhas :D, pois sabe-se que eles ganham muito mais dinheiro do que os atletas de outros esportes Sabe-se que não se investe igualmente em um nadador, ou um atleta de triathlon, como se investe em um jogador de futebol. Ou melhor o Brasil não é nada conhecido por investir no esporte. Mas em futebol, sim.

  2. Patológica mesmo… Conheço alguns portadores dessa ‘doença’, e é no mínimo preocupante a maneira como tais pessoas agem diante da telinha ao ver a bolinha rolar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s